domingo, 2 de agosto de 2009

Brasileirão - 2009

O campeonato brasileiro de 2009 já está na décima sexta rodada e ainda não há um time que seja apontado como o favorito ao título. Os primeiros colocados, Palmeiras e Atlético-MG, não deslancharam.

O Palmeiras, desde o início do ano era apontado como uma dúvida, pois não fez contratações de impacto e, perdeu quase todos os atletas que conseguiram a classificação para a libertadores de 2009. No entanto, o Palmeiras vem jogando muito bem, pois é um time muito aplicado taticamente e possuidor de uma forte marcação no meio de campo. Outro fator decisivo para o Palmeiras é que o clube não possui jovens promessas se destacando com características que poderiam interessar ao futebol europeu.

Esse pode ser o trunfo do Palmeiras, pois com a maior movimentação do mercado e sem grandes estrelas, o clube pode manter a base e o entrosamento dos jogadores para a continuação da competição. Isso sem contar com a chegada do treinador Muricy Ramalho, que foi tricampeão Brasileiro pelo rival São Paulo, fazendo com que o Palmeiras se credencie a candidato a conquista do nacional. A única exceção dentro desse time alvi-verde é o jovem jogador Diego Souza, porque têm muita força física e uma grande qualidade técnica. Marcas que chamam a atenção de muitos clubes europeus. Diego vem se destacando muito no time de Palestra Itália, com gols importantes e ótimas atuações, justificando o motivo pelo qual muitos jornalistas acreditam que o Werder Bremen da Alemanha tem interesse no jogador, ainda mais depois da perda do meia, também brasileiro, Diego para a Juventus de Turin.

O Atlético mineiro também tem a sua exceção dentro do seu elenco. Diego Tardelli vem desequilibrando as partidas para o Galo, com jogadas técnicas e, principalmente, com muitos gols. Além disso, Diego teve uma boa passagem pela Europa, fazendo com que o atleta ainda possua mercado no velho continente. Tardelli, contudo, tem outro fator que pode tirá-lo de Minas Gerais, pois, recentemente, fora convocado por Dunga para defender a seleção brasileira. Isso, sem dúvida, gerará uma maior visibilidade no atleta, mesmo que ele não atue, já que, só por estar no grupo da seleção canarinho, o jogador pode gerar interesse em muitos clubes internacionais.

O Galo, porém, tem um time mais fraco tecnicamente que o de Parque Antártica, pois muitos atletas que no Atlético estão dando certo eram reservas dos clubes paulistas, inclusive do Palmeiras. Renan, Éder Luís e Júnior, atuavam no São Paulo, além do ex-palmerense Evandro e do ex-corinthiano Carlos Alberto. Isso sem contar nos reservas do Atlético, Renan e Alex Bruno, que também eram suplentes no São Paulo.

No entanto, já estamos na décima sexta rodada e, para um “cavalo paraguaio”, até que o Atlético já conseguiu bons resultados. Talvez, continue brigando pelo nacional até o final da competição, pois seu técnico, Celso Roth, conseguiu com um time também sem craques, o vice-campeonato brasileiro do ano de 2008 pelo Grêmio.

A força desses dois clubes se deve também a saída de grandes atletas dos concorrentes diretos a conquista do campeonato. O Internacional, além de perder o atacando Nilmar para o Villareal da Espanha, tem o jogador D’alessandro afastado pela diretoria. O colorado parece que esqueceu como jogar futebol depois da perda da Copa do Brasil para o Corinthians, pois, até então, o Internacional demonstrava um futebol encantador.

O Tricolor Paulista, atual tri-campeão brasileiro, está enfraquecido. Mesmo tendo um grande elenco no papel, com jogadores que tiveram boas atuações no ano passado pelo próprio São Paulo, o Tricolor não conseguiu engrenar no nacional. Nem a contratação de bons atletas, como a do meia Marlos, ex-Coritiba, vem resolvendo as partidas para o São Paulo. Isso se torna mais preocupante quando notamos que já estamos com mais de um 1/3 da competição encerrada. Todavia, não é bom duvidar da força do São Paulo, porque é um time que quando começa a vencer, dificilmente para. Foi assim que o time do Morumbi levantou o caneco no ano passado.

O Corinthians que era apontado como um dos favoritos ao título, perdeu três peças muito importantes para o time, Christian, André Santos e Douglas. Uma mostra disso foi o clássico contra o arqui-rival Palmeiras. O timão pecou muito na criação de jogadas e na saída de jogo, responsabilidades que eram desempenhadas de maneira brilhante pelos jogadores Christian e André Santos, já que Douglas ainda estava disponível para atuar contra o Verdão, porém sua participação aconteceu de maneira apagada. Contudo, como o São Paulo e outros times no Brasil, o Corinthians tem muita “camisa” para poder entrar na briga pelo título. Por outro lado, pouco tempo para recompor seu time com outros atletas. A contratação do meia Edu não será suficiente se comparada com as vendas já concretizadas e, as bem possíveis do goleiro Felipe e até do “motor” da equipe, Elias.

O campeonato assim é ótimo para os torcedores, se pensarmos que várias equipes ainda têm chances de conquistá-lo. No entanto, somos nós, torcedores, que temos que nos acostumar novamente com a venda de atletas diferenciados e, portanto, ver péssimas atuações na parte técnica e nos contentar com um bom campeonato no aspecto emocional.

4 comentários:

  1. Boa!
    o meia ex-coritiba contratado pelo tricolor não seria o marlos, ao invés de marlon?

    ResponderExcluir
  2. O Coringão ainda passa o Palmeiras, você vai ver, Borges; deixa o Riquelme chegar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. é, talvez esse blog precise mesmo de um "toque feminino" ;)

    ResponderExcluir