quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O que há com o futebol brasileiro?

O que há com o futebol brasileiro? Será que ele ainda é o ópio do povo como dizia meu professor de história da oitava série, ou será que ele é apenas business. como disse Mario Gobbi, dirigente do Corinthians: “...É ignorar que o final do futebol não seja (sic) dar retorno financeiro ao clube, ao jogador que quer. Futebol nada mais é do que business ...”

Ele já pediu desculpa por isso, mas não consigo tirar de minha mente sua declaração. E o torcedor dos clubes, que pagam ingresso incessantemente, apóiam o time nas situações boas e ruins e muitas vezes quando começam a se encantar, a ser contagiado pelo futebol de um time que joga bola bonito, que está ganhando, vê a diretoria vender suas principais peças e desmontar times.

Deve ter alguma razão para ter uma média de mil jogadores por ano que deixam o Brasil para o exterior. Algo de errado deve ter. Quero deixar claro que o que se falou nas linhas acima se refere principalmente ao Corinthians, que hoje em dia é o exemplo mais claro disso. Com a venda de apenas três jogadores, que todos sabiam que eram as peças mais fundamentais do time campeão da Copa do Brasil, fez o time cair de produção e despencar na tabela do campeonato brasileiro.

Mas será que o futebol brasileiro virou essa decadência de promover jogadores para tentar vende-los posteriormente por um preço muito maior ao qual o clube o adquiriu? Eu vejo alguns exemplos ainda que me fazem ter alguma esperança. Este é o caso do São Paulo que ainda não vendeu nenhum de seus principais jogadores nesta janela e declarou que não pretende vender. É o caso do Palmeiras que fez um pacto com seu investidor de tentar segurar seus jogadores mesmo que cheguem propostas, que comprou todos os direitos federativos do jogador Pierre para não vende-lo.

Temos também a adequação do calendário Brasileiro ao calendário Europeu, de modo que os times não se desmontem no meio do campeonato.

Isto tudo é o que temos de melhor no futebol brasileiro, mas ainda é muito pouco. Ainda estamos no começo da janela de transferências. Ainda temos vinte dias de sofrimento pois todos sabem que se chegar uma proposta alta nos principais jogadores dos clubes, mesmo de São Paulo e Palmeiras, não será possível segura-los. Todos sabemos que a adequação do calendário brasileiro ao europeu é apenas para não desmontar os times no meio do campeonato, mas desmonta-los no final da temporada.

Porém, isso é só para o torcedor não criar muitas esperanças, e entrar no campeonato já desacreditado. Para alguns será bom, pois os pessimistas preferem a surpresa ao desapontamento.

Mesmo eu, que sempre fui otimista, hoje me pergunto, o que há com o futebol brasileiro?

De um desapontado torcedor do Corinthians
Mas antes de tudo fanático por futebol
Pedro Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário